November 30, 2011

Batidas Brasileiras Esquentam o Fim do Outono Canadense


Nas últimas semanas o Brasil de Toronto teve uma farta opção de atividades culturais que animaram brasileiros e simpatizantes e que puseram em evidência não só a cultura e a música brasileiras, mas também vários talentos locais e diferentes facetas da comunidade na cidade.

Uma Nota

O festival “urbano-tropical” de três dias, criação do produtor cultural Alex Bordokas e do DJ Jason Sanders, trouxe curtas brasileiros, mini-palestras, Samba Elégua, DJ Jerus Nazdaq, Luanda Jones, Banda Maria Bonita, Maracatú Mar Aberto e feijoada para um público faminto de cultura brasileira. E quem foi saiu satisfeito.

Luanda Jones se apresentando no festival Uma Nota

DJ Jerus Nazdaq

A multi-talentosa DJ Jerus Nazdaq, alter-ego da cantora e compositora Jerusa Leão, tem sido presença constante na cena musical de Toronto. Quando ela não está preparando sets cheios de energia e pra lá de dançantes (vide vídeo abaixo), ela está cantando com sua banda de forró Maria Bonita, ou acompanhando o Maracatú Mar Aberto.



 Tropicália

Um grupo de amigos e músicos que se uniram pela paixão ao Tropicalismo e fizeram uma banda que cobre Os Mutantes e outros sons psicodélicos vindos do Brasil entre as décadas de 60 e 70. Detalhe: nenhum dos membros do grupo é brasileiro, mas o som dessa Tropicália também é coeso e cheio de surpresas.

Tropicália se apresentando no espaço Placebo.

Luanda Jones e Thiago Souza 

Outros nomes presentes em diversos meios e eventos ultimamente são o da cantora Luanda Jones e seu pianista Thiago Souza. Juntos eles estão e criando um som diferente, mas ainda familiar a quem curte boa música brasileira. Luanda (que também se apresentou recentemente com o Trio Chorinho) canta originais e clássicos e Thiago tem toda a ginga no piano de um jovem Jobim paulista. Aqui Luanda e Thiago numa recente apresentação no Lula Lounge durante o festival Uma Nota.

Thiago de Souza e Luanda Jones em uma de suas várias apresentações pela cidade

Marcelo Neves

E, é claro, tivemos tambem a épica despedida de Marcelo Neves, o cowboy brasileiro que conquistou o Canadá com seu sertanejo em português. Marcelo volta para o Brasil por tempo indeterminado (leia entrevista), mas encerrou esse ciclo no Canadá com chave de ouro – um disco novo onde ele experimenta musicalmente e um show de despedida emocionante.


Os Neves: Marcelo e o primo Diogo, o rapper D. Snow.

No comments: